watchOS 12: 3 recursos do Apple Watch que queremos para aventuras ao ar livre

Trilhas e aventuras: novidades do watchOS 12 que vão conquistar quem ama explorar

Apple Watch Series 10 exibindo um mapa topográfico do Parque Nacional Olympic no app Mapas
última atualização 25 de set. de 2025

Faltam cerca de dois meses para o tradicional evento anual WWDC 2025 da Apple, e novidades empolgantes para o Apple Watch estão a caminho.

Todo ano, a Apple aproveita esse evento no início do inverno brasileiro para apresentar as mais recentes atualizações de software não só para o Apple Watch, mas também para Mac, iPad, iPhone e outros dispositivos. Essas atualizações trazem novos recursos e melhorias para os seus aparelhos favoritos.

No ano passado, a chegada do watchOS 11 trouxe várias ferramentas úteis para quem curte trilhas e atividades ao ar livre. Entre os destaques estavam o recurso de segurança Check In, especialmente útil para quem faz aventuras sozinho, e a nova métrica de Carga de Treinamento, criada para ajudar usuários a otimizar seus treinos e reduzir o risco de lesão.

O watchOS 11 também trouxe novidades para quem gosta do mar e para viajantes pelo mundo, além de aprimorar os dados de saúde e os relatórios de tendências através do novo app Sinais Vitais. Então, o que podemos esperar para este ano? Veja o que já sabemos sobre o watchOS 12.

Embora muitos detalhes sobre a próxima atualização de software ainda estejam em segredo, aqui estão os três principais recursos do watchOS 12 que espero ver como um usuário dedicado de Apple Watch e apaixonado por atividades ao ar livre.

Lista de Desejos do watchOS 12: 3 Maneiras de Deixar o Apple Watch Ainda Melhor para Trilhas

Apple Watch Ultra 2 smartwatch com design robusto
(Image credit: Future)

Lista de desejos do watchOS 12: contagem de passos em treinos individuais

A Apple não é a única fabricante de smartwatches que esconde os detalhes da contagem de passos em exercícios individuais, como caminhadas, trilhas e corridas. Embora seja possível ver o total de passos do dia, descobrir quantos passos você deu durante uma caminhada de 30 minutos ou uma trilha no fim de semana exige um aplicativo de terceiros, como o StepsApp.

Para obter essa informação, é necessário rodar o app de contagem de passos em segundo plano enquanto usa também o app Exercício da Apple, o que não é a solução mais prática.

Se o seu smartwatch já contabiliza os passos diários, parece razoável esperar que ele também mostre a quantidade de passos em cada treino. Outras marcas, como Samsung e Google, já oferecem esse recurso — está na hora da Apple acompanhar a concorrência.

Apple Watch SE 2022 exibindo dados detalhados dos estágios do sono, incluindo tempo acordado, sono REM, sono leve e sono profundo
(Image credit: Dan Bracaglia/Tom's Guide)

Recursos que queremos ver no watchOS 12: pontuação diária de energia corporal para melhorar o monitoramento da saúde

Quando se trata de acompanhar os recursos dos concorrentes, espero que o watchOS 12 finalmente traga uma pontuação diária de energia e uma pontuação de sono — funções que já estão presentes em muitos smartwatches de ponta. Essas métricas, geralmente apresentadas como uma nota simples de 0 a 100, ajudam os usuários a entender rapidamente seu bem-estar geral e a qualidade do sono.

Esses insights não são valiosos apenas para trilheiros ou entusiastas de atividades ao ar livre. Qualquer pessoa que tenha objetivos de saúde ou queira dormir melhor pode se beneficiar de dados de saúde fáceis de interpretar. Na verdade, muitos usuários do Apple Watch frequentemente solicitam esses recursos em fóruns online, mostrando o quanto eles são desejados.

Tanto a pontuação de energia quanto a de sono facilitam muito o planejamento do seu dia. Embora o Apple Watch já registre dados detalhados de sono, pode ser difícil interpretá-los. Uma pontuação única de sono oferece um resumo claro e imediato do seu descanso.

A pontuação de energia — normalmente calculada a partir dos seus treinos recentes, qualidade do sono e outras tendências de saúde — mostra o quanto você está preparado para encarar os desafios do dia. Por exemplo, ela pode ajudar a decidir se você está pronto para uma trilha intensa ou se é melhor pegar mais leve no dia.

Apple Watch Ultra no pulso exibindo a nova visualização de mapa para trilhas
(Image credit: Future)

Lista de desejos do watchOS 12: integração aprimorada de mapas e do app Exercícios

Alternar entre aplicativos no Apple Watch pode ser frustrante, especialmente quando você está fora de casa. Muitos usuários do Apple Watch, eu inclusive, gostariam de ver uma integração mais fluida entre o app Mapas e o app Exercício.

Atualmente, o app Mapas oferece navegação curva a curva confiável, além de detalhes úteis como mapas topográficos, nomes de trilhas e distâncias em determinados locais. No entanto, não há uma maneira fácil de visualizar sua rota ou usar as ferramentas de navegação enquanto acompanha, ao mesmo tempo, suas métricas de atividade em tempo real no app Exercício — a não ser que você fique alternando entre os aplicativos o tempo todo.

Meu principal pedido de recurso para a próxima atualização do watchOS é uma integração aprimorada entre os apps Mapas e Exercício. Essa pequena mudança pode fazer uma grande diferença para quem gosta de explorar novos lugares a pé enquanto acompanha seu progresso.

Quais recursos você gostaria de ver no Apple Watch na próxima atualização? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

NewsLetter

Receba os artigos mais comentados diretamente na sua caixa de entrada

Toda semana compartilhamos as notícias mais relevantes sobre tecnologia e entretenimento. Junte-se à nossa comunidade.

Sua privacidade é importante para nós. Prometemos não enviar spam!